16 de mai. de 2013

Pronomes possessivos alemães: 1. Principais regras



a) São colocados antes do substantivo e concordam em gênero (masculino/feminino/neutro) e número (singular/plural) com ele.
São conhecidos também como adjetivos possessivos.

Masculino e neutro

Ich                  mein               meu

du                   dein                teu
er,es                sein                 seu, dele
sie                   ihr                   seu, dela
wir                  unser              nosso
ihr                   euer                vosso
sie, Sie            ihr                   seus, deles

Feminino e plural

Ich                  meine             minha, minhas
du                   deine               tua, tuas
er,es                seine               sua, suas, dela, delas
sie                   ihre                 sua, suas, dela, delas
wir                  unsere            nossa, nossas
ihr                   eure                vossa, vossas
sie, Sie            ihre                 sua, suas, deles, de você, de vocês

der Wagen
o carro
mein Wagen
meu carro

das Baby
o bêbê
mein Baby
meu bebê

die Freundin
a namorada
meine Freundin
minha namorada

die Freunde
os amigos
meine Freunde
meus amigos

b) Em alemão existem dois pronomes possessivos (sein, ihr) para as terceiras pessoas do singular (er, Sie, es).
O pronome possessivo sein se utiliza somente quando o possuidor é masculino ou neutro e o pronome possessivo ihr quando o possuidor é feminino, mas ambos concordam em gênero e número com o substantivo que os seguem.


Pedros Auto (o auto de Pedro)
sein Auto (seu auto)
seine Autos (seus autos)


Pedros Freundin (a amiga de Pedro)
seine Freundin (sua amiga)
seine Freundinnen (suas amigas)


Marías Auto (o auto de María)
ihr Auto (seu auto)
ihre Autos (seus autos)


Marías Freundin (a amiga de María)
ihre Freundin (sua amiga)
ihre Freundinnen (suas amigas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário