8 de mai. de 2013

Ordem das palavras



As frases simples seguem o mesmo esquema do português: sujeito – verbo – objeto.

Mein bruder hat eine Katze.
Meu irmão tem um gato.

Entretanto, a ordem das palavras mudam quando sentenças mais complicadas são usadas.
O mais importante é que o verbo é sempre a segunda ideia.
A maneira (como aconteceu) sempre vem antes do lugar (onde aconteceu).

Ich fahre mit der U-bahn in die Stadt.
Eu pego o metrô para a cidade.

Ich bin mit dem Zug nach Dresden gefahren.
Eu fui de trem para Dresden.

Quando for incluída uma expressão de tempo, esta sempre vem antes da expressão de modo.
O verbo então segue a expressão de tempo, ou seja, a segunda ideia.

Um elf Uhr fahre ich mit dem Bus nach Berlin.
Às onze horas, eu vou pegar o trem para Berlim.

Am Sonntag sind wir mit dem Rad in die Stadt gefahren.
No domingo, estamos indo pedalando para a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário