11 de set. de 2012

Curso de Gramática da Língua Alemã, lição 15


CURSO DE GRAMÁTICA DO IDIOMA ALEMÃO


LIÇÃO 15 (LEKTION FÜNFZEHN – FIUNFTSEN)



Os pronomes possessivos em alemão II


Os pronomes possessivos em alemão também se declinam nos casos “acusativo, dativo e genitivo”, dependendo do lugar que ocupem na oração. As terminações em cada caso são as mesmas que as dos artigos indefindos (ein, eine).



Caso                         masculino                femenino                  neutro                       Plural

Nominativo mein                          meine                        mein                          meine
Acusativo                meinen                     meine                        mein                          meine
Dativo                       meinem                    meiner                      meinem                    meinen
Genitivo                    meines                      meiner                      meines                      meiner


As mesmas terminações se utilizam com os demais pronomes possessivos (dein, sein, ihr, unser, euer, ihr, Ihr).

Exemplos:

Die Frau gibt ihrem Freund ihren Wagen.                               A mulher da seu carro (dela) a seu namorado.
(nominativo) (dativo) (acusativo)

Der Junge gibt seiner Freundin seinen Wagen.                     O jovem dá seu carro (dele) a sua namorada.
(nominativo) (dativo) (acusativo)

Mein Mann zeigt unseren Freunden unseren Wagen.         Meu esposo mostra nosso carro a nossos amigos.
(nominativo) (dativo) (acusativo)


IMPORTANTE: recorde-se do “n” no final do substantivo na declinação plural do dativo.



Conjugação de Verbos


RAUCH-EN (raurren) R                BESUCH-EN (besurren) R          SCHLAF-EN (shlafen) I

Fumar                                               Visitar                                               Dormir

ich rauch-e (raurren)                      ich besuch-e (besurre)                  ich schlaf-e (shlafe)
du rauch-st (raurrst)                        du besuch-st (besurrst)                 du schläf-st (shlefst)

er rauch-t (raurrt)                             er besuch-t (besurrjt)                      er schläf-t (shleft)
sie rauch-t (raurrt)                           sie besuch-t (besurrt)                     sie schläf-t (shleft)
es rauch-t (raurrt)                            es besuch-t (besurrt)                      es schläf-t (shleft)
man rauch-t (raurrt)                        man besuch-t (besurrt)                  man schläf-t (shleft)

wir rauch-en (raurren)                   wir besuch-en (besurren)             wir schlaf-en (shlafen)
ihr rauch-t (raurrt)                           ihr besuch-t (besujt)                       ihr schlaf-t (shlaft)

sie rauch-en (raurren)                   sie besuch-en (besurren)             sie schlaf-en (shlafen)
Sie rauch-en (raurren)                   Sie besuch-en (besurren)             Sie schlaf-en (shlafen)


Vocabulario


April                                       april                                       abril
Mai                                         mai                                         maio
Juni                                       iuni                                        junho
Juli                                         iuli                                          julho
August                                  aogust                                   agosto
September                            septemba                             setembro
Oktober                                  oktuba                                   outubro
November                             novemba                              novembro
Dezember                             detsemba                             dezembro
Schlaf gut!                            Shlaf gut!                              Durma bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário