17 de mai. de 2013

Verbos wollen e brauchen: 1) Grámatica



a) Wollen (querer)

1) Wollen é um dos seis verbos modais em alemão.

2) A característica principal dos vebos chamados modais é que podem ser utilizados sozinhos, com um significado próprio, ou como acontece com frequência, como auxiliares de um verbo no infinitivo, dando a este verbo um significado novo.

Ich kann nicht.
Não posso.

Ich kann nicht antworten.
Não posso responder.

3) Existem seis verbos modais em alemão:

1. können, kann (can/to be able to)

Poder (posibilidade)
Ser capaz de (habilidade)
Saber (habilidade)

2. dürfen, darf (may/to be allowed to)

Poder (ter permissão)

3. wollen, will (to want)

Querer (ter intenção de)

4. müssen, muss (must/to have to/need to)

Dever (obrigação)
Dever (necessidade)

5. sollen, soll (to be supposed to/should/ought to)

Dever (sugestão)
Dever (obrigação sugerida)

6. mögen, mag/möchten (to like/would like)

Gostar (desejar)
Gostar (desfrutar)

4.Conjugação nas formas simples

1. Infinitiv Präsens

wollen

2. Partizip

Präsens

wollend

Perfekt

gewollt

3. Indikativ

Präsens

ich will
du willst
er/sie/es will
wir wollen
ihr wollt
sie/Sie wollen

Präteritum

ich wollte
du wolltest
er/sie/es wollte
wir wollten
ihr wolltet
sie/Sie wollten

Futur

ich werde wollen
du wirst wollen
er/sie/es wird wollen
wir werden wollen
ihr werdet wollen
sie/Sie werden wollen

4, Imperativ

wollen wir
wollt
wollen Sie

b) Brauchen (precisar de)

1. Conjugação nas formas simples

1. Infinitiv Präsens

brauchen

2. Partizip

Präsens
brauchend

Perfekt
gebraucht

3. Indikativ

Präsens

ich brauche
du brauchst
er/sie/es braucht
wir brauchen
ihr braucht
sie/Sie brauchen

Präteritum

ich brauchte
du brauchtest
er/sie/es brauchte
wir brauchten
ihr brauchtet
sie/Sie brauchten

Futur

ich werde brauchen
du wirst brauchen
er/sie/es wird brauchen
wir werden brauchen
ihr werdet brauchen
sie/Sie werden brauchen

4. Imperativ

brauche
brauch
brauchen wir
braucht
brauchen Sie

Nenhum comentário:

Postar um comentário