25 de jul. de 2014

Vierte lektion: Wie geht's? (Texto e Audio)



Vierte lektion
Quarta lição

Wie geht's? (1)

- Guten Tag, Wolfgang!
- Hallo, Anne! Wie geht's?
- Gut, danke.
-  Kommst du mit ins Café? (2) (3)
- Ja, gern. Ich habe Durst.

- Was trinkst du?
- Ich trinke eine Limonade. Und du?
- Ich nehme ein Bier.
Anne (sie) trinkt eine Limonade, und Wolfgang (er) trinkt ein Bier. (4)
- Guten Abend, Frau Herder!
- Guten Abend, Herr Schmitt!
- Das ist Fräulein Wagner.
- Freut mich! Trinken Sie ein Glas Wein mit mir? (5) (6)


1. Tradução

Como você está (vai)? 

- Bom dia, Wolfgang!
- Olá, Anne! Como você está?
- Bem, obrigado.
- Você vem comigo para o café? 
- Sim, com prazer. Eu tenho sede.
- O que você bebe?
- Eu bebo uma limonada. E você?
- Eu tomo uma cerveja.
Anne (ela) bebe uma limonada e Wolfgang (ele) bebe uma cerveja.
- Boa noite, sehora Herder!
- Boa noite, senhor Schmitt!
- Esta é a senhorita Wagner.
- Muito prazer! Você bebe um copo de vinho comigo?

2. Notas

(1) Wie geht's? ou Wie geht es?: como está? A tradução literal é: como vai isso? A resposta geralmente é: gut: bem ou es gehts gut: vou bem.

(2) Para perguntar sempre temos que inverter a ordem, ou seja, o verbo deve preceder o sujeito:

du kommst: tu vens;
mas
kommst du? : tu vens?

(3) Em alemão os verbos e as preposições mudam segundo indiquem movimento ou permanência. Observe a diferença:

ich gehe ins Café: eu vou ao café;
mas
ich bin im Café: eu estou no Café.

(4) Ja podemos aprender a conjugar as três primeira pessoas do singular do presente do indicativo:

ich trinke: eu bebo
du trinkst: tu bebes
er/sie/es trinkt: ele, ela, neutro bebe

(5) Como se conjuga a forma a forma de cortesia no presente do indicativo?
Tanto no singular como no plural, adiciona-se a terminação -en:

Sie trinken: você/vocês bebe/bebem.

(6) Das Glas: o copo e das Bier: a ceveja, são neutros em alemão.
O artigo indefinido neutro é: ein (um).

3. Übung
Exercícios

Leia em voz alta e depois traduza oralmente estas orações para o português:

1. Guten Tag! Wie geht's?
Bom dia! Como você está?

2. Ich habe Durst.
Eu tenho sede.

3. Trinkst du ein Bier?
Tu bebes uma cerveja?

4. Nein, danke! Ich nehme eine Limonade.
Não, obrigado! Eu tomo uma limonada.

5. Kommen Sie mit ins Café?
Você vem para o café?

6. Was trinken Sie?
O que você bebe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário